Nyingma

“Trabalhar é a resposta humana natural ao fato de estarmos vivos;
é o nosso modo de participar do universo. O trabalho nos permite realizar
o nosso potencial de forma plena.”
[Tarthang Tulku Rinpoche]

• • •

hourglass-1875812_1920

 

Apresentamos a série Ensinamento da Semana, que a cada 7 dias traz um novo ensinamento budista/da linhagem Nyingma. Para o primeiro post, teremos algo bem prático: como mapear e aproveitar melhor o tempo e energia que dispomos para o nosso trabalho e parar de procrastinar.

 

Assumindo o Controle do Tempo

Nosso Lama Chefe Tarthang Tulku Rinpoche considera o trabalho como um ambiente muito propício para o aprendizado do Dharma. Por isso, ele desenvolveu a área de estudo O Caminho da Habilidade, com práticas que conduzem a uma maneira de trabalhar que desafia nossas habilidades, supera obstáculos, transforma resistências e negatividades, e oferece inspiração a nós e aos outros através da realização criativa.

O bom uso do tempo põe foco e dá energia às nossas ações de maneira que podemos nos dedicar ao máximo e obter o melhor retorno para nosso investimento. Trabalhar torna-se saudável e produtivo, e temos êxito sem que para isso seja necessário qualquer esforço especial. Levando o tempo a sério, aprendemos uma nova forma de conectar o trabalho ao tempo. Empregamos o trabalho como um exercício e uma oportunidade, usando-o para criar um conhecimento inovador e para aprimorar um sentido mais abrangente de responsabilidade. O trabalho torna-se uma forma de vida que constantemente leva a novos insights.

 

Vamos à prática!

A. Durante uma semana, registre o trabalho que você faz de hora em hora. A cada hora, pare e faça um pequeno resumo em um caderno de anotações. Seja bem honesto quanto ao que você realmente realizou. Reveja os resultados e observe como o tempo é usado e como você se afasta de seus objetivos. Aprenda a familiarizar-se profundamente com a maneira como o tempo se manifesta em seu trabalho.

B. Durante a semana seguinte, continue a registrar o trabalho de hora em hora como antes, mas também estabeleça um pequeno plano para cada hora, no início de cada dia, para o que você pretende fazer neste dia. No final do dia, compare o plano com a realidade.

 

Esperamos que essa prática possa ajudar a otimizar o seu tempo e a procrastinar menos. 🙂

 


Adaptado de Tarthang Tulku, A Excelência da Realização no Trabalho, Berkeley: Dharma Publishing, 1994

Gostou do assunto? O Trabalho como Mestre, curso sobre o Caminho da Habilidade, começa nessa terça-feira, 22/08. Clique para saber mais.