Nyingma

Originalmente ensinado no Tibete como uma forma de alívio para a fadiga derivada de longos períodos de meditação, o Kum Nye Yoga foi apresentado para o Ocidente na década de 70, por Tarthang Tulku Rinpoche, para auxiliar seus alunos ocidentais que possuíam dificuldades para meditar.

 

Pessoas praticando Kum Nye Yoga em frente a Stupa, no Centro Nyingma de Budismo Tibetano.

Pessoas praticando Kum Nye Yoga em frente a Stupa, no Centro Nyingma de Budismo Tibetano.

 

O que é o Kum Nye Yoga e quais seus benefícios?

 

A palavra kum significa corpo ou corporificação. Nye significa massagem ou interação. O Kum Nye (pronuncia-se kum niê) é, essencialmente, a massagem, o cultivo do sentimento ativado pelo corpo.

Esse yoga tibetano caracteriza-se como uma série de exercícios simples, porém eficientes e curativos, que visam aliviar o estresse, promover o equilíbrio e a saúde e aumentar nossa satisfação e apreciação pela vida. Os exercícios fundamentam-se em teorias dos sistemas de energias densas e sutis do corpo, que são a base da medicina tibetana e das disciplinas do Budismo sobre o corpo e a mente.

Como conduz integração do corpo e da mente em todos os exercícios, esse relaxamento tem uma qualidade vital e duradoura maior do que a sensação e bem-estar experimentada em exercícios físicos comuns.

pessoas praticando kum nye yoga

Embora seja uma tradição predominantemente oral, os textos médicos tibetanos referem-se ao Kum Nye Yoga como uma forma de cura de pensamentos e ações negativas, comportamento e dietas impróprios, que são resultantes do desequilíbrio e bloqueio de energia. Descrito em termos gerais nos textos Vinaya do Budismo (ensinamentos que guiavam a conduta de monges e monjas), o Kum Nye Yoga é visto como uma forma de alívio para a fadiga derivada de longos períodos de meditação.

O Kum nye é parte das teorias e práticas médicas e espirituais que ligam a medicina tibetana à medicina indiana e chinesa. Esta linhagem deu origem a muitas disciplinas, tais como o yoga e a acupuntura, e está nas raízes de muitas outras mais recentes que tratam do corpo e da mente.


Foto - Tarthang TulkuHistória

 

O Kum Nye Yoga, que durante séculos tratou-se de uma tradição oral, foi sistematizado e adaptado para o Ocidente por Tarthang Tulku Rinpoche, o Lama Chefe da linhagem Nyingma, que atualmente reside na Califórnia, Estados Unidos. Ele teve contato com a prática através de seu pai, um lama e médico tibetano, e seus gurus no Tibete, que o ensinavam como uma prática preparatória para a meditação.

O impulso para sistematizar o Kum Nye veio quando Tarthang Tulku mudou-se para os EUA na década de 70 e observou que havia dificuldade entre seus novos alunos ocidentais de ficar sentado por longos períodos devido a inquietações, distrações mentais e vários tipos de desconforto físico. Para ajudá-los, Tarthang Tulku introduziu exercícios de Kum Nye Yoga antes da meditação e obteve resultados muito positivos: pessoas que haviam tentado meditar sem sucesso por meses, ou mesmo anos, foram capazes de aquietar o corpo e a mente usando esses exercícios.

Até os dias de hoje, o Kum Nye Yoga é ensinado quase que exclusivamente nos Centros Nyingma ao redor do mundo, um cenário que deve mudar com os atuais cursos de formação de novos instrutores de Kum Nye Yoga.

 

Para quem o Kum Nye é recomendado?

 

Para todos que desejam aprender a arte de desenvolver o equilíbrio, integrando o corpo, a mente, os sentidos e o ambiente. O resultado dessa experiência é um sentimento profundo de nutrição, frescor e totalidade que vai muito além do sentimento que em geral chamamos de felicidade.

Pessoas praticando Kum Nye Yoga no salão do Centro Nyingma


Onde posso praticar o Kum Nye Yoga?

 

Atualmente, no Brasil, é possível praticar o Kum Nye Yoga nos Centros e grupos Nyingma no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre (clique sobre os nomes das localidades para saber mais sobre as práticas e horários).

Há também o curso de formação de instrutores de Kum Nye (ainda sem data de nova turma), disponível no modo presencial e também online para todo o Brasil, o que tornará o Kum Nye Yoga muito mais acessível!

SAIBA MAIS