Crowdfunding – Sementes de Sabedoria

Esta nossa campanha é para produzir, agora em 2017, 16.000 volumes da obra de Patrul Rinpoche, mestre budista tibetano, do séc. XIX, da linhagem Nyingma. Com apenas R$ 30, você pode fazer parte desse projeto garantindo a produção de livros que serão doados gratuitamente para monges, monjas e leigos tibetanos e para monastérios de toda Ásia, durante a Cerimônia pela Paz Mundial, em Bodh Gaya, na Índia, em 2018!

• • •

 

Estes livros são como sementes de sabedoria e são encontrados em toda parte no mundo Budista, de grandes bibliotecas de escolas tibetanas à cabanas de retiro de monges; do espaço sagrado do altar de uma família tibetana à longínquas cavernas no Tibete. Eles são o sangue vital, o verdadeiro alimento que mantém o coração do povo Tibetano vivo, e continua a oferecer esperança de paz em nosso mundo hoje.

 

Quem somos?

Os Centros Nyingma do Rio de Janeiro e de São Paulo foram fundados por Tarthang Tulku Rinpoche e estão conectados ao Yeshe De, um projeto internacional, que atua na preservação, produção e distribuição de textos sagrados do budismo tibetano.

No final da década de 1950, quando 6.000 monastérios e bibliotecas foram destruídos no Tibete, Tarthang Tulku Rinpoche, um tibetano de 24 anos, teve uma visão –  prometeu dedicar sua vida a salvar a literatura do Budismo Tibetano. Contra todas as probabilidades, ele começou a reunir e imprimir textos sagrados.

Sem recursos e falando pouco inglês, em 1969 imigrou para os Estados Unidos. Lá fundou o Centro de Meditação Nyingma Tibetana (TNMC) e o Projeto de Preservação de Textos Budistas – Yeshe De, começando assim, com determinação, seus esforços para a preservação de textos sagrados.

 

Desde 1989, o Yeshe De imprimiu 4,9 milhões de livros contendo ensinamentos sagrados e os doou para a comunidade de refugiados tibetanos na Ásia. Essas doações foram feitas todos os anos, gratuitamente, na Cerimônia pela Paz Mundial realizada em Bodh Gaya, na Índia. A partir dali, os livros se espalharam por toda a comunidade budista na Ásia.

Veja todos os lugares para onde os livros do projeto Yeshe De vão depois de serem distribuídos e deixarem Bodh Gaya.

Monges carregam por dias em estradas remotas, seu bem mais precioso – os livros que levarão para os monastérios.

 

Por que os textos de Patrul Rinpoche são importantes?

Este ano, estamos produzindo os textos completos do grande mestre Nyingma do século XIX, Patrul Rinpoche. Este professor profundamente erudito inspirou tibetanos de todos os setores da vida, em todo o Tibete. Totalmente dedicado a beneficiar seres em todos os lugares, esse mestre sábio e compassivo controlou todas as formas de negatividade e emoções e promoveu cura, equilíbrio, bem-estar e cuidado nas mentes e corações de tudo que encontrou.

Ele trouxe a paz entre famílias feudais, inspirou pessoas em todos os lugares a praticar e manifestar bondade e gentileza. Para todos os que encontrou, ele irradiou uma luz de sabedoria, limpando os véus da ignorância. Seus escritos são atemporais – especialmente hoje, eles falam de forma clara e relevante como fizeram há 200 anos.

 

O que ainda precisa ser feito e como suas doações serão utilizadas?

O Projeto Yeshe De sobrevive de doações. Não temos outras receitas: dependemos completamente do apoio de doadores como você. Sua contribuição é preciosa e será usada para comprar os materiais ainda necessários para a produção da coleção Patrul.

Começamos a produzir a coleção Patrul, mas são necessários recursos para que possamos completar nosso trabalho. Devemos terminar no final de novembro, de forma que possamos colocar os livros em um navio para a Índia.

 

Material que falta | Valores | Prazos 

 

Etapas do Projeto | Prazo

 

 

Por que a sabedoria contida nesses textos é importante agora no Ocidente?

Em todo o mundo ocidental atual, as pessoas estão profundamente preocupadas com a queda da paz e da harmonia. Precisamos de sabedoria e compaixão e, por essa razão, a tradição e a literatura budistas tibetanas são de vital importância.

Os ensinamentos budistas podem criar uma ponte de entendimento para o Ocidente, mas apenas se essa antiga tradição se mantiver viva na comunidade tibetana no Oriente.

Por isso pedimos sua ajuda!

Hoje, mais do que nunca, precisamos de conhecimentos diferentes e mais profundos para abordar os problemas que afligem nosso país e o mundo. Não podemos esperar, pois o bem-estar e a paz de todos os povos dependem de enfrentar os profundos desequilíbrios e desarmonias antes que seja tarde demais. A literatura budista tibetana pode infundir o nosso mundo ocidental com a compreensão que todos desejamos. Mas isso leva tempo, porque o budismo ainda é novo em nossa cultura e uma tradução precisa dos textos sagrados levará muitas décadas. É por isso que imprimir e doar a coleção Paltrul é tão importante – para a comunidade budista tibetana e para o mundo.

Juntos, podemos manter a luz da sabedoria e da compaixão viva espalhando, tocando e curando todos nós no Ocidente e no mundo de hoje.

 

Faça uma doação agora!

A partir de R$30,00 você contribui e pode fazer a diferença.

FAÇA SUA DOAÇÃO!
 

 

FAÇA SUA DOAÇÃO!