Nyingma

Estamos terminando o ano de 2017 com muita gratidão por tudo de bom que aconteceu no Centro Nyingma de Budismo Tibetano. Especialmente neste ano de 2017, onde aconteceram tantas transformações positivas por aqui!
• • •

2017

O ano de 2017 trouxe muitas novidades no Nyingma: novos projetos e atividades, novos meios de se comunicar com o público e novas pessoas interessadas em buscar o Dharma e que confiaram em nós para conhecer esses ensinamentos tão valioso. Além disso, frequentadores antigos voltaram a participar dos nossos eventos e workshops. 

Neste ano de 2017 recebemos quatro professores internacionais! Começando com Jack Petranker que em junho veio nos oferecer palestras e cursos sobre Mindfulness da Plena Presença, que atraíram um público enorme interessado em aprender os ensinamentos originais do Buddha sobre o mindfulness.

Mais perto do final do ano, em novembro tivemos a visita de Arnaud Maitland, instrutor sênior de Kum Nye Yoga, que ofereceu 4 workshops e lotou nosso Centro, compartilhando seu vasto conhecimento conosco.

Arnaud Maitland liderando workshop e cerimônia durante sua passagem por aqui.

E em dezembro recebemos a visita de Ralph McFall e Maria Helena Kubrusly nos trazendo novas oportunidades de aprendizado sobre preces e instruções diretas de Tarthang Tulku Rinpoche para esses tempos difíceis com alto risco de conflito mundial e dificuldades econômica, política e social como as que estamos vivendo no Brasil.

Ralph McFall e Maria Helena Kubrusly no workshop O Poder da Prece.

Ralph McFall e Maria Helena Kubrusly no workshop O Poder da Prece.

Ao longo de todo o ano consolidamos a modernização da área de comunicação do CNBT: terminamos nosso novo site, dinamizamos o Facebook e ainda entramos no Instagram (já está nos seguindo?). Todo o trabalho de divulgação no site e redes sociais contribuiu para aumentar a frequência no nosso Centro.

Junto com isto, na mesma sintonia, foram criados cursos novos que atraíram novos públicos: Introdução ao Budismo, Mindfulness, entre outros. Além de continuarmos com alguns eventos muito procurados como o Momentos de Silêncio, que ao longo de todo o ano atraiu para o Nyingma mais de 900 pessoas!

Neste ambiente de maior movimento completamos 30 anos de atividades no Rio de Janeiro montando uma bela exposição de arte tibetana, que atraiu mais de 600 pessoas ao nosso Centro. Junto com a exposição, a casa foi empoderada com novas pinturas, rodas de preces, tsa-tsas e thankas reforçando sua vibração dentro da tradição budista.

Visitantes durante a exposição de 30 anos do CNBT aprendendo sobre o significado de nossa Stupa.

Visitantes durante a exposição de 30 anos do CNBT aprendendo sobre o significado de nossa Stupa.

Outro destaque de 2017 foram as nossas cerimônias. Mais de 2100 pessoas participaram ao longo do ano do Canto da Lua Cheia, Buddha da Cura, dos Quatro Festivais e também da Cerimônia de Padmasambhava! E em outubro, por recomendação do nosso Lama Chefe Tarthang Tulku Rinpoche foram realizados cantos de mantra pela paz. Durante os domingos desse mês, diversas pessoas vieram ao Centro para cantar e irradiar energia positiva de paz, foram cantados e recitados o Vajra Guru mantra mais de 298.000 vezes!

Foi também realizado um grande projeto de produção de bandeiras da Paz para harmonizar o meio ambiente. Este projeto, solicitado por Tarthang Tulku Rinpoche, produziu no mês de outubro, 800 Bandeiras da Paz, que foram enviadas para os EUA, onde serão distribuídas para vários locais no mundo.

Estreamos este ano, pela primeira vez, uma campanha de crowdfunding, Sementes de Sabedoria. Foi numa bela campanha internacional para ajudar o Projeto Yeshe De a imprimir e distribuir gratuitamente livros de Patrul Rinpoche, importante mestre budista tibetano do século XIX. Com a ajuda de todos, conseguimos ultrapassar nossa meta e os livros se encontram nesse momento a caminho de Bodh Gaya, na Índia, para serem distribuídos na Cerimônia pela Paz Mundial!

Livros embrulhados para serem entregues ao monge e, ao fundo, a stupa de Bodh Gaya, na Índia.

Livros embrulhados para serem entregues aos monges e, ao fundo, a stupa de Bodh Gaya, na Índia.

E agora recentemente abrimos um novo projeto, Sementes de Cura, voltado a harmonizar e transformar locais submetidos a dor e sofrimento pelas ações da natureza e do homem através da ação poderosa das Tsa-Tsas. Este projeto continuará por 2018 e você pode saber mais sobre ele clicando aqui.

Queremos agradecer a todos os que nos visitaram e frequentaram nossas atividades ao longo deste ano. A presença de todos nos trouxe ânimo para prosseguirmos com nosso trabalho e para continuarmos ensinando o Dharma a todos que se interessarem. Esperamos vocês no ano que vem para darmos continuidade a esse caminho de crescimento e esperamos que todos tenham apreciado conhecer ou continuar conosco nesse ano de 2017!

Om Ah Hum!

 


 

Em breve divulgaremos a programação de verão do Nyingma! Assine nossa newsletter para receber informações sobre todas as nossas atividades!

 

[ninja_form id=6]