Saga Dawa – Um Mês Auspicioso

O Saga Dawa é o mês sagrado para os budistas, que ocorre a partir
do dia 26 de maio até 24 de junho. Nesse período se celebra o nascimento,
a iluminação e o parinirvana do Buddha Shakyamuni,
o Buddha do nosso tempo.

ས་ག་ ཟླ་བ་

 

iluminacao-do-buddha

 

O Saga Dawa é considerado o mês sagrado para os budistas, especialmente para aqueles que vivem de acordo com os ensinamentos do Budismo Tibetano. Ele é o quarto mês do calendário lunar tibetano, e significa literalmente, quatro luas. Nesse período se celebra o nascimento, a iluminação e o parinirvana do Buddha Shakyamuni, o Buddha do nosso tempo.

Em 2017, ocorre a partir do dia 26 de maio até 24 de junho. Durante esse período muitos praticantes fazem compromissos de observar sua conduta e atitudes e se comprometem com algumas ações virtuosas específicas, adequadas para cada indivíduo.

O Saga Dawa é, também, chamado de “mês de méritos” para os budistas tibetanos. Este é um período especialmente dedicado a “gerar mérito”, que é entendido como o que é gerado por ações virtuosas e pensamentos positivos. Durante esse mês especial, eles se potencializam, se acumulam e, tradicionalmente, são dedicados ao benefício do alivio do sofrimento de todos os seres. Acumular mérito contribui, expressivamente, para o crescimento espiritual de uma pessoa e é imprescindível para a sua liberação.

Devemos ter especial atenção para as ações virtuosas da fala, do corpo e da mente durante este mês. E, se possível, nos comprometermos a agir sempre de acordo com elas, que são as seguintes:

unnamed

Nascimento do Buddha.

Ações Virtuosas da Fala:

• Não mentir;
• Não fazer fofoca;
• Não ficar de conversa fiada ou tagarelice;
• Não fazer uso de palavras ásperas que possam ofender outrem.

Ações Virtuosas do Corpo:

• Não matar;
• Não roubar;
• Não ter uma conduta sexual imprópria.

Ações Virtuosas da Mente:

• Não cobiçar o que é do outro;
• Não manter visões errôneas;
• Não ter má vontade para a prática.

 

Há ainda várias outras fontes de acúmulo de méritos como a prática da generosidade, que, segundo estes ensinamentos, abre as portas para as demais ações virtuosas. Como podemos praticar a generosidade? Uma das formas é ensinar algo de valor que você sabe para outrem, em especial se forem os ensinamentos budistas, chamados de Dharma.

unnamed (1)

Parinirvana do Buddha

Outra maneira é oferecer proteção a alguém que necessite e também fazer uma oferenda material para uma causa que tenha valor e significado para a humanidade. Tradicionalmente, os budistas fazem estas oferendas para projetos de arte sagrada ou para a conservação e manutenção de templos ou monastérios, de forma que os ensinamentos (Dharma) possam estar sempre disponíveis para a prática.

É também vivamente recomendado abster-se de ingerir carne ou bebidas alcóolicas, se não durante todo o período, certamente no dia da lua cheia (15o dia lunar, este ano no dia 09/06) quando se tem o ápice do Saga Dawa e se celebra a Iluminação do Buddha Shakyamuni e seu parinirvana.

Outras ações que geram mérito e que são muito alvissareiras de serem realizadas são as peregrinações a lugares sagrados, canto de mantra, fazer 108 prostrações diariamente e oferecer velas, flores e incensos para as Três Joias – o Buddha, o Dharma e o Sangha, que é a comunidade dos praticantes e seguidores dos ensinamentos.

É extremamente positivo durante todo o Saga Dawa praticar diariamente, com diligência, a meditação. Observar, com atenção, os mecanismos da mente que te impedem de se comprometer com as ações virtuosas, para transformá-los e ultrapassá-los de forma a criar um ambiente interno positivo que, certamente, assegurará uma conexão forte e direta com as bênçãos do Buddha Shakyamuni, sempre disponíveis para todos que as requerem, em especial durante o Saga Dawa.


por Claudio Mendes – Aluno de S.E. Tarthang Rinpoche desde 1996. Membro do CNBT.

 

Eventos notáveis que acontecerão no Nyingma durante o Saga Dawa:

Cerimônia do Nascimento do Buddha

Cerimônia do Canto da Lua Cheia

30 Anos de Ensinamentos Budistas – Exposição de Arte Tibetana

Palestra gratuita: Introdução ao Mindfulness da Plena Presença – Porta de entrada para a Sabedoria e Realização

Workshop: Mindfulness da Plena Presença – Porta de entrada para a Sabedoria e Realização