Workshops – uma experiência especial

Está chegando a nossa temporada de workshops, que acontecerão em maio e junho!
Entenda nesse post como são essas atividades aqui no Nyingma, como
funcionam e quais seus benefícios.

• • •

 

A palavra Workshop quer dizer oficina, trabalhos práticos. Aqui no Centro Nyingma de Budismo Tibetano ele é o nome adotado para um dia especial, longo, geralmente realizado no final dos cursos oferecidos. É um encontro diferente daqueles que compõem os cursos aqui.

Um Workshop consiste num encontro de aproximadamente 5 a 6 horas de duração, dividido em três momentos de 90 minutos além de intervalos e pausa para refeição. Muito mais longo do que uma aula normal, que possuem de 60 a 90 minutos de duração, os workshops costumam ser oferecidos aos sábados e permitem uma vivência aprofundada de um curso específico e ao mesmo tempo são uma oportunidade de ampliar a compreensão dos ensinamentos do Caminho Budista.

A Diretora do Instituto Nyingma, instrutora Roselene Costa, comenta que um workshop ”começa com um momento simples de relaxamento seguido pela apresentação de um conteúdo teórico, e por fim pela vivência de práticas direcionadas não apenas com exercícios de kum nye (yoga tibetano), como também de meditação. Desta forma o praticante pode provar a proposta do curso em seu próprio corpo e no seu sentimento. É um processo que vem de dentro para fora e precisa de tempo para acontecer. Por isso o workshop ajuda muito no aproveitamento do curso, uma vez que é um trabalho intensivo. Em geral é somente no final do primeiro momento de 90 minutos que o participante realmente se conecta com o presente e consegue mais abertura para ouvir e também para sentir o que está sendo transmitido. Demora um pouco para o praticante se liberar dos pensamentos que acontecem em sua mente e se conectar com as mensagens vindas do instrutor.”

A maior parte dos workshops acontece no final de nossos semestres letivos, nos meses de junho e novembro. Pessoas que não fizeram os cursos podem participar da maioria desses workshops.

Estamos nos aproximando do mês de maio e sugerimos para aqueles iniciantes que gostaram de suas práticas iniciais procurarem fazer um workshop para poder conhecer um pouco mais dos benefícios destes ensinamentos.

Acesse os links abaixo para conhecer o assunto de cada workshop:

Maio

Como Reequilibrar-se nos Altos e Baixos da Vida
O Espaço é a Terapia que Precisamos

Junho

Buddha, Luz do Mundo
Como Meditar
O Poder Transformador da Energia Positiva
Meditação: Calma e Quietude
A Beleza Exterior é um Reflexo da Natureza Interior

guirlanda11