O que é Nyingma

padmasamnbhava-tarthang-tulku

A escola Nyingma, a mais antiga das quatro escolas do Budismo Tibetano, preserva os ensinamentos apresentados pelo Grande Guru Padmasambhava, e pelo Sábio Santaraksita.
Os ensinamentos do Buddha se propagaram pela Índia, sendo passados de mestre a discípulo. No século VIII, foram levados intactos para o povo do Tibete, e mantidos, até hoje, em uma linhagem ininterrupta de mestres.

A escola Nyingma de Budismo Tibetano teve sua origem com o Guru Padmasambhava, também conhecido como Guru Rinpoche, que veio da Índia para o Tibete no século VIII. Atendendo ao convite do sábio Santaraksita, Padmasambhava chegou ao Tibete a fim de ajudar a construir o monastério de Samye, principal centro de estudos e local onde muitos textos, que vieram a constituir a vasta literatura budista, foram traduzidos pela primeira vez para o tibetano.

Com a ordenação dos primeiros monges tibetanos e a transmissão dos Tantras teve início a mais antiga linhagem de Budismo Tibetano, que veio a ser conhecida como Nyingmapa, os Mais Antigos. Esta tradição chega até nós através do tempo e de vários grandes mestres realizados.

Tarthang Tulku Rinpoche é o detentor desta Linhagem que chegou até nós. Seu esforço, ao vir para o Ocidente, foi de criar um caminho de acesso ao budismo que fosse compreensível e trilhável por ocidentais. O Centro Nyingma de Budismo Tibetano é uma expressão de seu trabalho, a concretização da existência da Sangha no Brasil.

Leia aqui toda a história do nosso Centro.