Meditação e Budismo

imagem-meditacaoA meditação é a base do autodesenvolvimento e do bem estar. De modo gradual, quase imperceptivelmente, a meditação transforma a qualidade da vida diária, estimulando criatividade, exercitando as capacidades mentais e integrando corpo e mente. À medida que a consciência aumenta, nós entramos em contato com uma fonte interna de preenchimento que enriquece cada momento de nossa experiência.

Por meio da meditação podemos abrir-nos para um caminho de autoconhecimento que conduz, em última instância, à iluminação. Esse caminho foi trilhado há 2500 anos pelo Buddha. Sua penetrante investigação sobre as causas da infelicidade e os meios para aperfeiçoar a saúde culminou na completa realização do potencial imagem-site-praticas-intensivas1humano. Depois de sua liberação, o Buddha ensinou que a mais alta realização está disponível para todos nós, não importando qual tenha sido nossa formação ou estilo de vida anterior – e, ao contrário de nossas experiências e conquistas comuns, esta consciência não perde seu valor ou desaparece com o passar do tempo.

Os ensinamentos do Buddha nos convidam a desenvolver integralmente nossa capacidade de conhecer e nos fornecem métodos com os quais podemos transformar nossa experiência de cada dia.

A compreensão da mente está no coração de todas as filosofias e religiões orientais. Elas sugerem que nossas experiências provêm da mente, por meio da mente e meditacao-calma-e-quietudepara a mente, e nos incitam a desenvolver essa compreensão dentro de nossas próprias vidas.

[…] O que quer que aconteça em nossas vidas pode servir para corporificar a iluminação. Mesmo a densidade da confusão e da dor pode ser transmutada em contemplação e preenchimento. Precisamos apenas relaxar, permitir que nossa respiração se torne calma, e observar nossa experiência atentamente, sem julgamento. Dessa maneira, aprendemos a cultivar leveza, alegria e compaixão em nossas vidas, em vez de resistência e desapontamento. Na medida em que a meditação se desenvolve, nós nos tornamos naturalmente alegres e encontramos significado em tudo aquilo que fazemos.

 

Como saber que a mais alta realização foi atingida? Muitas vezes, depois que os estudantes tiveram uma experiência que consideraram como a iluminação, eles perguntaram a seus professores o que deveriam fazer em seguida. Mas quando você é livre, você não pergunta o que fazer ou o que não fazer. A liberação é o perfeito conhecimento da verdade, não obscurecido por julgamentos de certo e errado. Uma vez iluminados, nós participamos continuamente da perfeição do ser.

Retirado do livro A Liberdade Oculta da Mente, de Tarthang Tulku Rimpoche.

• • •

Vários cursos de meditação começam nos próximos dias. São eles:

Como Reequilibrar-se nos Altos e Baixos da Vida
Módulo 2 – Abrindo o Coração

Meditação: Calma e Quietude

Como Meditar
Módulo 2 – O Poder da Respiração

É perfeitamente possível fazer o módulo 2 de nossos programas sem ter feito o módulo 1 😉