Tempo, Espaço e Conhecimento – Uma Nova Visão da Realidade

imagem por Thomas Lamadieu.

imagem por Thomas Lamadieu.

 

Quando falamos em liberdade pessoal e individual constatamos que esta liberdade ainda nos restringe em muitos aspectos – em especial na falta de espaço para vive-la, de tempo para usá-la e de conhecimento para desfrutá-la. Para uma verdadeira independência e realização, precisamos desenvolver uma liberdade interna fundamentada em um livre acesso a estas três dimensões da vida, espaço, tempo e conhecimento. e que também parecem ser inerentes à situação mundial

Primeiro precisamos “libertar” nosso modo de conhecer para que ele se abra à nossa inteligência natural. Precisamos apreciar as oportunidades oferecidas pelo tempo, espaço e conhecimento. Quando consideramos todos os aspectos, veremos que há um espaço vasto, um tempo libertador, e um conhecimento sensível disponível para nós. Portanto, é esta liberdade interna que inspira e fundamenta todas as outras liberdades.

Espaço e Tempo não são simplesmente pano de fundo ou ambientes de suporte para nossas buscas e experiências habituais; eles podem proporcionar uma forma muito especial e direta de nutrição para nossa “humanidade”, ou natureza humana, que em geral só é alimentada indiretamente através da busca de gratificação sensorial e emocional. Nossas atitudes, emoções e mesmo as nossas ações são usualmente estados de ser bastante “fechados”. Podemos usar o conhecimento para abrir espaço e tempo e inspirar integração e crescimento pessoais. A presença liberadora do espaço e do tempo nos mostra que, dentro de todas as condições estagnantes e opressivas há, na verdade, espaço para movimento e crescimento. Não precisamos fugir destas situações. O conhecimento pode inspirar um novo modo de ser no qual as dificuldades e conflitos habituais que experimentamos em nossas vidas diárias podem ser vistos sob uma nova luz – não mais rígidos e insolúveis. À medida que estas experiências tornam-se mais abertas e transparentes, naturalmente tornamo-nos capazes de criar equilíbrio e harmonia em nossas vidas, e também em nosso mundo.

Cosmos flower gardenQuando abrimos todas as nossas perspectivas e nossos sentidos e aprendemos a ver a vida de um modo holístico, percebemos que o tempo, o espaço e o conhecimento que estabeleceram perímetros restritivos só o fizeram porque não foram suficientemente desafiados, explorados e apreciados. É possível aprender a reconhecer tudo que experimentamos como sendo espaço e tempo.

Com a abertura de nossa percepção do tempo e do espaço, talvez comecemos a ver e apreciar um novo tipo de conhecimento, um conhecimento que transcende dualidades e dicotomias, e que tudo permeia. Com este conhecimento é possível aprender a ver a qualidade lúdica de todas as situações; podemos nos abrir para a tendência natural do fluxo das nossas energias na direção dos valores mais profundos da humanidade.

Quando nossa perspectiva for suficientemente aberta, toda a experiência poderá ser vista como a interação dinâmica do Espaço, Tempo e Conhecimento. A beleza inerente do que aparece, que é a dança do Tempo, Espaço e Conhecimento, se mostrará naturalmente diante de nós. Poderemos então experimentar diretamente nosso Ser, que se expressará como uma liberdade dinâmica e completa. Desta maneira, é possível descobrir o que significa ser verdadeiramente humano.


Adatptado de Tarthang Tulku, “Tempo, Espaço e Conhecimento”, Trecho da introdução ao livro Time, Space and Knowledge, Berkeley: Dharma Publishing, 1977

• • •

Veja o programa de 4 aulas, Descubra Uma Nova Maneira de Ser, que ensina a Visão Tempo, Espaço e Conhecimento.