Nyingma

“Longchenpa é o mestre pandita e o psicólogo inigualável. Ele sabe separar a mente e a sabedoria. Ele está pronto para nos mostrar o caminho que leva à iluminação e o caminho que leva à samsara, e como conectar os dois. Ele une conhecimento, prática e bênçãos em um ensino completo e um caminho pleno. Verdadeiramente ele é o mestre incomparável, o perfeito.”

Longchenpa

Longchenpa

LEMBRANDO LONGCHENPA 

(1308-1363)

O proeminente mestre da Linhagem Nyingma, o Onisciente Longchenpa escreveu obras que cobrem todos os aspectos do caminho budista. Seus escritos, em prosa clara e luminosa, têm o poder de despertar nossos próprios conhecimentos mais íntimos e nos inspirar a agir a partir do conhecimento que já temos. Longchenpa nos convida a começar o projeto de iluminação e nos mostra os passos que precisamos tomar para transformar nossa vida comum em uma expressão de iluminação.

Neste ano, o Parinirvana de Longchenpa cai em 01 de fevereiro. Este é um momento muito auspicioso para experimentar e desfrutar de suas bênçãos. 

Segue um lindo texto e uma prática especial contida no livro “Now that I Come to Die”, publicado pela Dharma Publishing e escrita pelo nosso mestre Tarthang Tulku para nos inspirar e nos ajudar a conduzir nossa vida com mais sabedoria e amor.

 

PARA TODA A HUMANIDADE

Como podemos amar Longchenpa? Como podemos entrar na intimidade com a sabedoria e compaixão que ele manifestou? Seu legado é para toda a humanidade. Seu propósito em aparecer neste mundo é ajudar os seres a despertar de Samsara, aperfeiçoar esse universo, transformar e pôr fim a toda miséria, sofrimento e confusão. Os seres humanos são capturados em um pesadelo, e Longchenpa está aqui para resgatá-los de suas garras. O caminho que ele ensina pode libertar todos os seres da fome e do desejo, estupidez e confusão, solidão, ódio e dor. Vendo através da condição humana, não precisamos mais aceitar o produto do sofrimento. 

Longchenpa nos convida para começar nosso projeto de iluminação. Ele nos mostra os passos que precisamos tomar para transformar nossa vida comum em uma expressão de iluminação. Seus ensinamentos ilustram que todos os elementos da experiência convencional estão construindo blocos de sabedoria: pensamentos, conceitos, emoções, sentidos e sentimentos. Todas as coisas comuns são passíveis de transcender e transmutáveis. Não há necessidade de nos culparmos por nossas deficiências. Não precisamos reivindicar nossa identidade como vítimas do nosso karma, nem precisamos sofrer sozinhos. Há uma saída; e dessa forma é perfeita iluminação. 

Na prática desses ensinamentos, podemos nos unir com Longchenpa. Ao abrir nossos corações para Longchenpa, recebemos suas bênçãos, pois ele nos abraça como nós somos. O amor de Longchenpa se junta aos nossos. Na troca, recebemos sua compaixão e sua energia desperta, afrouxando o aperto de samsara em nossas mentes e corações. 

Uma vez que entendemos algo sobre a natureza humana e o funcionamento da mente, naturalmente começamos a nos perguntar quem realmente somos. Como chegamos a entender mal nosso próprio ser? O que perdemos e como podemos voltar à totalidade do nosso ser? À medida que essas perguntas se tornam significativas, descobrimos que Longchenpa, o mestre Onisciente, nos dá as respostas que buscamos no nível que ocupamos atualmente. Quando precisamos de explicações, ele as oferece. Quando precisamos satisfazer as perguntas colocadas pela mente comum, ele oferece verdades convencionais. E quando perguntamos como despertar, ele nos dá as práticas necessárias. 

Longchenpa é o mestre pandita e o psicólogo inigualável. Ele sabe separar a mente e a sabedoria. Ele está pronto para nos mostrar o caminho que leva à iluminação e o caminho que leva à samsara, e como conectar os dois. Ele revela como entrar no caminho e engajar nos ensinamentos, e ele explica em detalhes o que precisamos saber à medida que prosseguimos. Ele esclarece as nove qualidades da manifestação mental, nos ajudando a entender os outros. Ele une conhecimento, prática e bênçãos em um ensino completo e um caminho pleno. Verdadeiramente ele é o mestre incomparável, o perfeito.

Longchenpa

Longchenpa

CHAMANDO LONGCHENPA 

Aqui está uma prática simples para se conectar com o mestre: 

Visualize Longchenpa como o Vajra Guru acima do topo de sua cabeça, ou cerca de 40 cm de altura ou do tamanho de um ser humano. Sentado em uma flor de lótus, ele manifesta o corpo arco-íris de luz pura, ambas as mãos apoiadas em seus joelhos. Cante o seguinte mantra (ou o Vajra Guru mantra): 

Om Ah Hum Vajra Mahaguru Sarvajnana Siddhi Pala Hum 

Enquanto você canta, considere Longchenpa como uma presença viva, o grande professor onisciente (Sarvajnana) (Mahaguru). Você pode querer refletir que Manjushri é a essência do conhecimento de todos os Buddhas, Vimalamitra é a manifestação de Manjushri, e Longchenpa é a encarnação de Vimalamitra. 

Depois de cantar por algum tempo, reze silenciosamente pela sua união com Longchenpa. Visualize raios de luz emanando de seu corpo: a luz branca na forma da letra tibetana OM entrando no chakra da sua testa; luz vermelha na forma da letra tibetana AH entra em seu chakra da garganta; e luz azul na forma da letra tibetana HUM entra em seu chakra do coração. À medida que as luzes entram no seu corpo, sua prece é concedida, e você se torna inseparável da mente, dos ensinamentos e da personificação de Longchenpa, como água se misturando com água. 

Repita esta prática duas a três vezes durante uma única sessão. Que as bênçãos iluminadas de Dharmakaya de Longchenpa se tornem a essência do seu corpo, mente e espírito. Aceite essas bênçãos de alegria e amor, que são a base para exibições milagrosas (siddhi). 

Quando grandes mestres praticam desta forma com profunda devoção, muitos milagres aconteceram. Se você fizer a prática com total confiança, o que você considerar menos do que perfeito será transformado. As bênçãos de Longchenpa superam sem esforço o poder dos Kaliyuga, transformando suas próprias fraquezas, os obstáculos que estão em seu caminho, e as mais temíveis e potentes exibições dos marayas. 

– Tarthang Tulku – Odiyan, janeiro de 2007

 

Para mais práticas e informações, em inglês, veja no site da Dharma Publishing:

https://academy.dharmapublishing.com/search?q=longchenpa&mc_cid=e0bb3ae548&mc_eid=2b0d290da2

Para cantar o mantra de Longchenpa:

 

 

• • •

Receba nossos e-mails!

Assine nossa newsletter para receber informações sobre todas as nossas atividades.

[ninja_form id=6]